Se você tem na sua garagem um Jeep Renegade, então é bem provável que você esteja bastante familiarizado com as expressões “tração dianteira”, “tração traseira” e “4x4”.

Isto, no entanto, não significa que você entenda o significado exato dessas expressões. Talvez até tenha uma noção do que significam, mas não entenda com exatidão o que essas características representam no seu Jeep Renegade.

É possível até mesmo você já tenha acessado informações mais detalhadas deste universo, como por exemplo a de que SUVs e picapes diesel obrigatoriamente precisam ter tração 4x4 e que carro de rali possui tração integral, sem, no entanto, saber a fundo o que isso significa.

Por isso, acreditando que podemos contribuir para que você entenda ainda mais a fundo o seu Jeep Renegade, a Saga Jeep decidiu fazer este texto informativo, para caso você se enquadre entre os que não sabem o significado dessas expressões. Se liga aí!

Tração dianteira

A tração dianteira permite que os motores sejam montados de lado (de modo transversal), o que economiza espaço e, claro, é ideal para veículos mais compactos.

Dessa forma, toda força é enviada para as rodas dianteiras, responsáveis por tracionarem o carro e mudá-lo de direção ao esterçar.

Um aspecto curioso da tração dianteira é que esta tende a deixar os carros menos ariscos em altas velocidades, podendo, no entanto, “sair de dianteira”.

Para quem não sabe, “sair de dianteira” é o que acontece quando, mesmo com as rodas viradas, o veículo continua a andar praticamente em linha reta. 

Tração traseira

Se por um lado a tração dianteira é vista e tratada como mais barata, integrando veículos urbanos e de valores mais modestos, por outro, a tração traseira já é tida como a ideal para carros esportivos e mais refinados.

Neste tipo de tração, a força do motor, por meio do eixo cardã, é enviada para as rodas traseiras, com as rodas dianteiras ficando livres para apenas mudar a direção do carro.

No caso da tração traseira, a montagem do motor tem de se dar em posição longitudinal, o que impõe que o tamanho do capô seja aumentado, ou em posição central. Outra alternativa – hoje bem mais incomum, mas que ocorria no Fusca – é que seja montado, o motor, na traseira.

A tração traseira faz com o que o automóvel rotacione a traseira em direção oposto à da curva, caso perca o controle.

Tração integral

Neste caso, o nome fala por si só: tração integral é aquela em que a força do motor é distribuída pelas quatro rodas do carro – é o caso do seu Jeep Renegade!

Comumente, nestes casos, os sistemas identificam o estilo de rodagem. Se comum, as quatro rodas são tracionadas com a mesma força. Se houver necessidade, é enviada potência para rodas diferentes em quantidades diferentes.

No caso de veículos com tração integral como o seu Jeep Renegade, é comum um comportamento mais neutro nas curvas, já que a falta de aderência é compensada em uma das rodas enviando força para que as outras se estabilizem.

Carros com tração integral tendem a ter comportamento mais neutro em curvas, já que compensam a falta de aderência em uma das rodas enviando força para que as outras a estabilizem.

Entendeu agora a diferença entre estes três tipos de tração? Ainda não tem um Jeep Renegade com tração integral? Então está na hora de dar um pulinho na Saga Jeep e comprar o seu. Agende aqui sua visita.